sábado, 6 de agosto de 2011

Alarme sobre a proposta "Great Firewall" da UE

Provedores de banda larga expressaram alarme sobre uma proposta da UE para criar um "Grande Firewall da Europa", bloqueando o material de web "ilícito" nas fronteiras do bloco.

O plano foi apresentada ao Conselho da União Europeia Foto: EPA
Por Christopher Williams , correspondente de tecnologia07:00 BST 29 de abril de 2011156 Comentários
Ativistas anti-censura em relação ao plano de sistema de notório da China para controlar o acesso dos cidadãos "para blogs, sites de notícias e serviços de rede social.
A proposta surgiu de uma reunião do Conselho obscuro do Partido da União Europeia Trabalho Aplicação da Lei (LEWP), um fórum de cooperação em questões como a luta contra o terrorismo, os costumes e as fraudes.
"A Presidência da LEWP apresentou a sua intenção de propor medidas concretas para a criação de um ciberespaço seguro único europeu", segundo a breves minutos da reunião .
O ciberespaço seguro Europeia teria uma "fronteira Schengen virtual", acrescenta, referindo-se ao tratado que permite a liberdade de circulação na UE, mas impõe controles sobre a entrada para o bloco.
Haveria também "pontos de acesso virtual" pelo qual "os Provedores de Serviços Internet iria bloquear conteúdos ilícitos com base na" lista negra "da UE", diz a proposta.
OS ARTIGOS RELACIONADOS
Teme censura sobre a polícia de lobby para fechar sites 05 de abril de 2011
Mumsnet não vai voltar filtros pornô 11 de fevereiro de 2011
Google muda táticas censura na China 29 de junho de 2010
China defende censura na web 09 de junho de 2010
A reunião é encerrada foi realizada em fevereiro, mas os minutos só ganhou a atenção esta semana depois de ser publicado online.
Malcolm Hutty, diretor de assuntos públicos da LINX, uma cooperativa de ISPs britânicos, disse que o plano parecia "mal pensada" e "confuso".
"Somos de opinião que o nível de filtragem de rede do tipo proposto foi provado ineficaz", disse ele.
Provedores de banda larga dizer que o conteúdo ilegal deve ser retirado na fonte, a cooperação entre a polícia e empresas de web hosting, porque o bloqueio de rede podem ser facilmente contornados.
Glyn Moody , um proeminente defensor da abertura on-line, disse: "Eles só têm de olhar para o quão poroso o Grande Firewall da China é - algo que foi criado e aperfeiçoado por especialistas com enormes recursos.
"Eles parecem completamente alheado das implicações do seu plano de daft: a imposição de censura à escala europeia".
Hungria detém actualmente a Presidência do Conselho da União Europeia, mas tentativas de contato com seus porta-vozes em Bruxelas para obter mais informações, tais como a definição de "conteúdo ilegal", foram infrutíferas.
Um porta-voz do Conselho da União Europeia em si, entretanto disse que ninguém estava disponível para discutir a questão porque os funcionários estão em férias.

Fonte:http://www.telegraph.co.uk/technology/news/8481330/Alarm-over-EU-Great-Firewall-proposal.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.