terça-feira, 24 de novembro de 2009

O Sindrome do Medo da Liberdade

EVANGELHO x RELIGIÃO

Um blog destinado a expor as verdades do Evangelho e as mentiras da Religião
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
A Síndrome do Medo da Liberdade

A maioria dos presos que ficam encarcerados por longos anos, apesar do grande desejo de liberdade, são acometidos de um mal chamado “Síndrome do Medo da Liberdade”.
Trata-se do pavor, às vezes irracional, de sair da “segurança” de sua cela.
Na verdade, eles já estão tão acostumados ao convívio social dos amigos presidiários, das convenções, regras e códigos de conduta da prisão a que foram submetidos que a liberdade passa a se tornar uma ameaça ao invés de um prêmio.

É o medo de não ser aceito, medo de não encontrar abrigo, medo de cometer novamente algum tipo de crime, medo de morrer, etc. Uma série de medos que leva "o livre" a viver uma vida aprisionada em sua mente.

Assim é a religião e suas manobras, ditas espirituais, para manter seus seguidores inseridos em seus códigos de conduta e regras.

Enquanto o evangelho liberta através da verdade, a religião aprisiona em suas mentiras.

Há pessoas que matam em nome da religião. Fazem verdadeiras loucuras para manter o código, como se ele fosse importante...

Você pode dizer: "ah, mais isso só acontece nas religiões de extremismo". Infelizmente, estas atitudes extremas estão mais perto de nós do que possamos imaginar.

Pastores 'puxando tapete' de outros pastores, denegrindo a imagem de seus semelhantes, falando mal, mentindo, orquestrando e fazendo manobras "espirituais" para o bem maior. Para estes realmente "os fins justificam os meios".

Para manter a ordem e o seguimento das regras de suas denominações, os líderes usam, ardilosamente, todas as formas de manipulação e amedrontamento sobre seus fiéis.

Desta forma os fiéis sentem-se seguros dentro de suas denominações, por mais que ela seja sufocante em certos momentos e as regras sejam difíceis de seguir.

Utiliza-se a famosa teologia do medo. "ai de você se não obedecer seu pastor", "ai de você se não dizimar", "ai de você se não ofertar", "ai de você se não fizer o bem", "ai de você se falar mal de seu líder", "ai de você se você não aceitar um cargo na igreja", e por aí vai... Coloca-se um fardo sobre os ombros dos fiéis e eles passam a seguir regras e a se policiar para não fazer nada que possa desagradar seu líder, com medo da maldição que eles mesmo proferem sobre a congregação. Se isto não é prisão, não sei o que é...

Estes fiéis até ouvem falar da liberdade para qual o Senhor Jesus nos chamou e por ela se interessam. Mas neste momento comparam-se aos presos que estão próximos de ganhar sua liberdade. Ficam com a Síndrome do Medo da Liberdade. O que pode acontecer comigo se eu tentar sair desta religião? ou desta instituição?

Parece até aquele velha história que ouvimos sobre as sociedades secretas e a dificuldade de, uma vez dentro, dela sair.

Praticamente temos visto isto dentro das igrejas evangélicas. Perseguição e discriminação quando o fiel entende sua liberdade e resolve deixar as regras e códigos de determinada instituição e seguir apenas o evangelho e a Jesus.

Assim vivem milhares e milhares de cristãos, que entendem a necessidade de seguir a Cristo, que é real, mas estão dando mais ênfase ao intermediário, a instituição e seus líderes. Vivem aprisionados as mentiras da religião e as artimanhas de líderes 'altamente espirituais' que manipulam seus fiéis da forma que querem para seus proveitos próprios.

Portanto, LIBERTE-SE DA RELIGIÃO, VIVA O EVANGELHO. SIGA A JESUS E FUJA DOS MAUS LÍDERES...

Não sofra da Síndrome do Medo da Liberdade, VIVA A LIBERDADE para qual o Senhor nos chamou...

Oi, colega blogueiro. Me diz uma coisa: tu acha que nenhuma igreja presta? Pq do jeito que tu fala parece que é pra todo mundo cair fora de suas igrejas pq elas são um mal, aprisionam e sufocam. Não seria prudente dizer que há igrejas boas tb? Eu conheço várias aqui em Porto Alegre...Abraço.
18 de Novembro de 2009 20:50
Theo Pimenta disse...

Oi Mariazinha
Obrigado novamente pelo seu comentário. Ficamos felizes pela sua participação em nosso blog.
Bem, na verdade, a Igreja, que somos nós, eu e você, tem muito valor. Foi por ela que Jesus morreu.
O que temos combatido não é a Igreja, pois estaríamos combatendo a nós mesmos e também a Deus. Combatemos sim a falsa religião e os maus líderes que utilizam a Palavra de Deus para benefício próprio e para enganar irmãos amados que possuem pouco conhecimento da Palavra.
Aqui em Jlle/SC e em nosso estado também temos diversas boas igrejas, com boas intenções e ações.
Nossa proposta não é incentivar o abandono da igreja, aqui falo de estrutura denominacional com cnpj e tudo mais, mas sim, encorajar nossos amados irmãos a refletir, pensar, instigar, ter opinião própria e conhecer a Palavra de Deus, acima de tudo, para combater os abusos que tem sido cometidos em nome de Deus dentro das diversas denominações.
Que bom que você está inserida em uma boa igreja e tem podido ser Igreja no meio de seus irmãos. Continue assim, amada irmã, fazendo aquilo que você tem recebido de Deus para fazer.
Há pessoas que precisam estar inseridas em um contexto de estrutura eclesiástica. Já há outras que se contentam em participar de um grupo pequeno onde podem ter comunhão com os irmãos e com Deus. Para alguns é importante a quantidade de irmãos, para outros isto é uma dificuldade. Alguns gostam de hinos sacros, outros de louvores. Uns oram de joelhos, outros em pé... essas coisas pouco importam a Deus. Na verdade, estas coisas tem apenas sido causa de desavença entre irmãos que pensam diferente.
Não podemos limitar a ação de Deus na vida de nossos irmãos.
Para a salvação, basta a fé.
Medite em Mt.23.
Viva a liberdade do evangelho,
Theo Pimenta
18 de Novembro de 2009 22:56

Postar um comentário

Comente! Critique!

(1) Não publicamos criticas negativas de "anônimos". Se quiser ter sua opinião publicada, identifique-se.
(2) Não há problemas em discordar, pois isto gera aprendizado! No entanto, seja sensato, sem palavrões! (3) Nem todas as publicações são de nossa autoria.

Seja idôneo, maduro e respeitoso nos seus comentários.
Links para esta postagem

Fonte:http://theopimenta1.blogspot.com/2009/11/sindrome-do-medo-da-liberdade.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.