segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Os samaritanos não recebem Jesus - Lc 9, 51-56

Como estava chegando o tempo de Jesus ir para o céu, ele resolveu ir para Jerusalém. Então mandou que alguns mensageiros fossem na frente. No caminho eles entraram em um povoado da região de Samaria a fim de prepararem um lugar para ele. Mas os moradores dali não quiseram receber Jesus porque viram que ele estava indo para Jerusalém.
Quando os seus discípulos Tiago e João viram isso, disseram:
- O senhor quer que a gente mande descer fogo do céu para acabar com estas pessoas?
Porém Jesus, virando-se para eles, os repreendeu. Então ele e os seus discípulos foram para outro povoado.

COMENTANDO O EVANGELHO: O fanatismo condenado

As divergências entre judeus e samaritanos eram bem conhecidas, no tempo de Jesus. Por razões históricas, eles se tinham na conta de inimigos, recusando-se a se reconciliar. Atravessar a Samaria, rumo a Jerusalém, era sempre perigoso. Podia-se contar, com certeza, com a hostilidade dos samaritanos.

Mesmo assim, Jesus tomou a decisão de atravessar a Samaria, rumo a Jerusalém. E, mais, seus discípulos entraram num povoado samaritano, pedindo hospedagem para o Mestre. A rejeição foi imediata. Os samaritanos recusaram-se a dar-lhes acolhida, pois souberam que estavam a caminho de Jerusalém.

Tiago e João, apelidados de "filhos do Trovão", desafogam seu fanatismo, pedindo que o Mestre destrua os inóspitos samaritanos, com fogo enviado do céu. A intolerância desses dois discípulos era sintoma de seus ideais messiânicos, feitos de gestos espetaculares, nos moldes dos antigos profetas. O profeta Elias, por exemplo, havia destruído com o fogo do céu os emissários do rei, enviados para prendê-lo. Coisa semelhante desejavam ver Tiago e João!

O pedido dos discípulos foi rechaçado por parte Jesus. Antes, eles foram severamente repreendidos, por sua dureza de coração. Seu fanatismo era fruto da incompreensão do projeto do Mestre. A rejeição dos samaritanos era insignificante diante da que ele haveria de padecer em Jerusalém

ORAÇÃO

Espírito Santo, ajuda-me a ser compreensivo e paciente nas experiências de fracasso, sem nutrir desejos de ódio e de vingança.

Pedimos também que sejam derramadas muitas bênçãos celestiais para todos os que lerem esta mensagem eletrônica e, especialmente neste dia, para os seguintes assinantes de Mensagem Cristã: Ricardo (Goioere/PR), Pe. Marcelo (Juiz de Fora/MG), Márcio (Londrina/PR), Diva Requião (São Paulo/SP) e Robermity Souza (Belo Horizonte/MG). Amém.

(Serão rezadas 100 missas nas intenções dos assinantes mencionados acima. Faça agora você também uma oração por estes nossos irmãos!)

"Mais vale o fim de uma coisa do que seu começo, mais vale a paciência do que a pretensão." (Eclo 3, 3)

Fonte: msg_crist-owner@yahoogroups.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.