terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cena de "Gritos e Sussurros"

O rosto angustiado de Liv Ullmann é o emblema de um cinema interessado em fazer o espectador refletir. Durante mais de 40 anos, a atriz e cineasta se revezou nos papéis de musa, colaboradora e paixão do diretor sueco Ingmar Bergman, um dos poucos cineastas a merecer a palavra "gênio".

Os dois formam um dos casais fundamentais do cinema. Liv atuou em dez filmes de Bergman, entre eles obras-primas como "Persona"(1966) e "Gritos e Sussurros" (1972). Teve uma filha com o cineasta, fruto de um intenso relacionamento no fim dos anos 60, e dirigiu dois filmes com roteiros dele.

Nascida em Tóquio, viveu entre a Noruega e a Suécia. Ostenta também o título de embaixatriz da UNICEF...

Descrição do filme Gritos e Sussuros
Indicado ao Oscar de Melhor Filme, mais uma obra-prima do genial Ingmar Bergman, que mergulha de forma poética e desconcertante, na alma feminina. No final do século XIX, três irmãs e uma criada vivem numa casa-de-campo e cuidam de uma das irmãs que está morrendo de câncer. Nesse universo feminino surgem intensas lembranças e manifestações de afeto, ódio e desejo.

Foi o próprio Ingmar Bergman quem definiu Gritos e Sussurros como um filme que se aproxima mais de um estado de alma do que propriamente de uma história a ser narrada dentro dos princípios básicos do cinema.

Destaque também para a antológica fotografia (vencedora do Oscar) do gênio Sven Nykvist, em vermelho, branco e negro que, além de criar uma atmosfera onírica quase atemporal, ilumina instantes inesquecíveis de amor, ódio e ternura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.